Curso: Introdução a
Educação digital 40 horas
Atividade: Projeto de
Interação aprendizagem
Nome:
Os meios de comunicação no dia-a-dia
Formadores:
Jenuzia e Joseane
Publico
alvo: 4 a 5 anos
-PROJETO
-
Tema: Os meios
de comunicação no dia-a-dia
Faixa etária:
Alunos de 04 a 05 anos
Definição e
caracterização de problema (Teórico e prático)
.Qual a
importância dos meios de comunicação na vida das pessoas?
.Porque
trabalhar os meios de comunicação de massa?
.Qual a
importância dos meios de comunicação e mídia na vida das pessoas?
_Objetivo
principal
.Conhecer os
meios de comunicação mais utilizados no nosso dia-a-dia, bem como
sua história e evolução através dos tempos resaltando os efeitos
da mídia na vida e comportamento das pessoas de forma a contribuir
para a formação de receptores mais conscientes.
_Objetivos
específicos
*Reconhecer
características internas e usos de diferentes meios de comunicação
e informação disponíveis ao mundo atual.
*Ler e produzir
textos com a ajuda do professor em diversos gêneros orais e escritos
como cartas, avisos, comunicados, bilhetes, depoimentos e outros;
*Reconhecer a
importância dos meios de comunicação no nosso dia-a-dia;
_Conteúdo:
Disciplinas
Português:
_Escrever e ler com a
ajuda do professor diferentes tipos de textos: anúncio, receita,
bilhete, texto informativo, propaganda etc.
Matemática:
.Atividade de contagem;
.número de telefone;
.maior e menor;
.noção de tempo:
ontem, hoje.
História e
Geografia
.Conhecendo a história
dos meios de comunicação mais utilizada pelas pessoas: rádio,
internet, TV.
.Reconhecendo a
evolução dos meios de comunicação, através de exposição.
_ Educação
Artística
-Construção de TV e
meios de comunicação utilizando sucata
-Dramatização
Plano de ações
(definição das ações necessárias e da ordem de exceção das
ações, tempo dedicado a cada ação, atores envolvidos e
subprodutos esperados):
Ação 1 :
Descrição: Aula
expositiva dialogada, texto informativo, atividade para colorir;
Tempo previsto: uma
semana
Atores envolvidos:
alunos do 1º período, professores e direção;
Subproduto: conhecer a
história dos meios de comunicação mais utilizada pelas pessoas.
Ação 2 :
Descrição: música,
produção de texto, colagem, atividade de matemática (maior, menor)
Tempo previsto: 1
semana
Atores envolvidos:
Alunos do 2º período, professores, direção;
Subproduto: desenvolver
a motricidade fina e ampla em diferentes atividades.
Ação 3 :
Descrição: utilização
de jornais, revistas, propaganda, visita ao correio.
Tempo previsto: 1
semana
Atores envolvidos:
alunos do 2º período, professores, direção.
Subproduto: identificar
a evolução dos meios de comunicação através dos tempos.
Ação 4 :
Descrição: construção
de matérias, preparação e organização para auditório e
exposição.
Tempo previsto: 1
semana
Atores envolvidos:
Alunos do 2º período, professores, direção, pais, comunidade
escolar.
Subproduto: exposição
dos meios de comunicação.
Preencher com quantas
ações forem necessárias para desenvolver o projeto.
_Tempo total de
realização do projeto
20 dias (4 semanas)
Material total de
realização do projeto: DVD, TV, computador, radio, CDs, caixa
de papelão, papel colorido, Cartoline, tinta colorida, cola, fita
adesiva, durex colorido, tesoura, lápis de cor, papel chamex, E.v.a
colorido, revistas, jornais, aparelhos eletrônicos variados (novos e
antigos) .
Fonte de pesquisa:
internet, jornal, revista, livros.
-Forma(s) de avaliação
(ao longo do projeto e ao final do projeto).
Será observada com
especial atenção a participação de cada aluno tanto dos trabalhos
individuais como nos coletivos.
Equipe
Zélia
Monica
Amanda
Gilda
Nenhum comentário:
Postar um comentário