quinta-feira, 10 de maio de 2012


Curso: Introdução a Educação digital 40 horas
Atividade: Projeto de Interação aprendizagem
Nome: Os meios de comunicação no dia-a-dia
Formadores: Jenuzia e Joseane
Publico alvo: 4 a 5 anos
-PROJETO -
Tema: Os meios de comunicação no dia-a-dia
Faixa etária: Alunos de 04 a 05 anos
Definição e caracterização de problema (Teórico e prático)
.Qual a importância dos meios de comunicação na vida das pessoas?
.Porque trabalhar os meios de comunicação de massa?
.Qual a importância dos meios de comunicação e mídia na vida das pessoas?
_Objetivo principal
.Conhecer os meios de comunicação mais utilizados no nosso dia-a-dia, bem como sua história e evolução através dos tempos resaltando os efeitos da mídia na vida e comportamento das pessoas de forma a contribuir para a formação de receptores mais conscientes.
_Objetivos específicos
*Reconhecer características internas e usos de diferentes meios de comunicação e informação disponíveis ao mundo atual.
*Ler e produzir textos com a ajuda do professor em diversos gêneros orais e escritos como cartas, avisos, comunicados, bilhetes, depoimentos e outros;
*Reconhecer a importância dos meios de comunicação no nosso dia-a-dia;

_Conteúdo: Disciplinas
Português:
_Escrever e ler com a ajuda do professor diferentes tipos de textos: anúncio, receita, bilhete, texto informativo, propaganda etc.
Matemática:
.Atividade de contagem;
.número de telefone;
.maior e menor;
.noção de tempo: ontem, hoje.
História e Geografia
.Conhecendo a história dos meios de comunicação mais utilizada pelas pessoas: rádio, internet, TV.
.Reconhecendo a evolução dos meios de comunicação, através de exposição.
_ Educação Artística
-Construção de TV e meios de comunicação utilizando sucata
-Dramatização
Plano de ações (definição das ações necessárias e da ordem de exceção das ações, tempo dedicado a cada ação, atores envolvidos e subprodutos esperados):
Ação 1 :
Descrição: Aula expositiva dialogada, texto informativo, atividade para colorir;
Tempo previsto: uma semana
Atores envolvidos: alunos do 1º período, professores e direção;
Subproduto: conhecer a história dos meios de comunicação mais utilizada pelas pessoas.
Ação 2 :
Descrição: música, produção de texto, colagem, atividade de matemática (maior, menor)
Tempo previsto: 1 semana
Atores envolvidos: Alunos do 2º período, professores, direção;
Subproduto: desenvolver a motricidade fina e ampla em diferentes atividades.
Ação 3 :
Descrição: utilização de jornais, revistas, propaganda, visita ao correio.
Tempo previsto: 1 semana
Atores envolvidos: alunos do 2º período, professores, direção.
Subproduto: identificar a evolução dos meios de comunicação através dos tempos.
Ação 4 :
Descrição: construção de matérias, preparação e organização para auditório e exposição.
Tempo previsto: 1 semana
Atores envolvidos: Alunos do 2º período, professores, direção, pais, comunidade escolar.
Subproduto: exposição dos meios de comunicação.
Preencher com quantas ações forem necessárias para desenvolver o projeto.
_Tempo total de realização do projeto
20 dias (4 semanas)
Material total de realização do projeto: DVD, TV, computador, radio, CDs, caixa de papelão, papel colorido, Cartoline, tinta colorida, cola, fita adesiva, durex colorido, tesoura, lápis de cor, papel chamex, E.v.a colorido, revistas, jornais, aparelhos eletrônicos variados (novos e antigos) .
Fonte de pesquisa: internet, jornal, revista, livros.
-Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto).
Será observada com especial atenção a participação de cada aluno tanto dos trabalhos individuais como nos coletivos.


Equipe
Zélia
Monica
Amanda
Gilda


Nenhum comentário:

Postar um comentário